top of page

Cooperação entre a Embaixada da França e a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo-RJ


No dia de 09 de maio de 2019 estiveram presentes, na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, situada no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, o cônsul Jean-Paul Guihaume, o prefeito José Luiz Nanci e o secretário de educação Marcelo Conceição de Azeredo, entre outras figuras importantes, para assinar um termo de cooperação visando fomentar ações interculturais que promovam situações de ensino-aprendizagem através de atividades acadêmicas, científicas e culturais.


No convênio, foi acordado que haverá aulas na perspectiva bilíngue português-francês em classes do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O acordo também prevê o intercâmbio entre discentes e docentes e o desenvolvimento de uma pesquisa conjunta. A cooperação intercultural se dará através de cursos, programas, projetos e eventos educacionais.


A escola municipal Nice Mendonça aguarda a publicação de uma instrução normativa, que deverá passar pelo Conselho Municipal de Educação e pela supervisão educacional do município, e que tratará da implantação do currículo bilíngue. De acordo com o secretário municipal de educação, a escola, que será pioneira nesta proposta de ensino, servirá de modelo para a possível implantação de outras escolas bilíngues na rede. Ele ainda afirmou que, no próximo concurso, serão oferecidas 12 vagas para professores de francês.


Está previsto que, no início de 2020, a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva passará a oferecer o ensino bilíngue português-francês, já com o currículo e o horário adaptados para o seu funcionamento.


Autora: Dayana dos Santos Ribeiro Rafael








67 visualizações0 comentário
bottom of page